sexta-feira, 3 de junho de 2016

NOTICIAS DO TRADE

Trade turístico quer ampliar a flexibilidade de vistos para estrangeiros.

O Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur) da Confederação Nacional do Comércio, Bens, Serviços e Turismo (CNC) entregou sugestões durante reunião na Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados, em 31 de maio, relativas a temas de interesse do setor. Entre os tópicos destacados estão a ampliação da flexibilidade de vistos para estrangeiros, a terceirização de serviços especializados, a regulamentação dos jogos/cassinos no Brasil e a garantia de financiamentos atrativos para o setor, entre outros.

O presidente do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur) da CNC e da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), Alexandre Sampaio, sugeriu que seja solicitada uma audiência com o novo ministro das Relações Exteriores, José Serra, para debater a questão da flexibilidade e reciprocidade do visto de estrangeiros. “Queremos uma agenda para debater a ampliação da reciprocidade de isenção do visto fora do período olímpico e a inclusão da China entre os países contemplados”, afirmou Sampaio.

O presidente da Associação Brasileira de Resorts, Luigi Rotunno, ratificou a demanda do Cetur e reafirmou que a desburocratização para obtenção de visto para turistas estrangeiros pode beneficiar o setor hoteleiro. “Muitos resorts estão apresentando problemas de caixa e cancelando a participação em feiras. A entrada internacional, com a liberação de vistos, seria uma solução, tendo em vista que os outros países da América do Sul não têm enviado tantos turistas como se esperava”, defendeu.

Outro tema em destaque é a necessidade de mudar o modelo de financiamento da Embratur para que haja mais divulgação do Brasil no exterior, buscando ampliar o número de visitantes estrangeiros. O assunto tem o apoio do diretor de Gestão Estratégica do Ministério do Turismo, Jun Yamamoto. “O Brasil teria que aproveitar o momento das Olimpíadas, em que toda a atenção estará voltada para o nosso país, e trabalhar uma imagem integrada entre todos os setores, como fez Londres nas Olimpíadas de 2012”, salientou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário