sábado, 11 de junho de 2016

LATAM realizará o transporte de Chama Olímpica


LATAM Airlines Brasil realizará o transporte de Chama Olímpica nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste


A partir deste sábado (11), a companhia fará série de 12 voos,
em 13 cidades das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste
A distância dos trechos aéreos percorridos equivale
 a aproximadamento 9.500km

A LATAM Airlines Brasil, companhia aérea oficial dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, também é a apoiadora oficial do Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016, e transportará a chama Olímpica pelo interior do país a partir deste sábado (11). A empresa realizará 12 voos, durante 15 dias, entre 13 cidades das regiões
es Norte, Nordeste e Centro-Oeste: Teresina, Palmas, São Luís, Imperatriz, Belém, Macapá, Santarém, Boa Vista, Manaus, Rio Branco, Porto Velho, Cuiabá e Campo Grande.
O primeiro voo sairá de Teresina (PI) amanhã, às 7h45, chegando a Palmas, no Tocantins, às 9h45, horário de Brasília. Por meio de uma operação especial, a companhia utilizará um Airbus A319 com identidade visual em alusão ao Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016 e preparado especialmente para esse momento.

A Tocha Olímpica, como é visto comumente, só é acesa após o desembarque da chama Olímpica, que nunca se apaga. Transportada na cabine de passageiros, a chama fica acesa em quatro lamparinas fechadas e alimentadas por querosene.

A companhia se preparou para que esse transporte ocorra de forma completamente segura, com briefing específico para a Tripulação e Profissionais envolvidos, que já são treinados seguindo Padrões Internacionais de Segurança de voo. Um suporte especialmente desenvolvido é utilizado para fixar a lamparina com a chama ao assento da aeronave. Isso evita que o suporte se mova ao longo do voo. Vale salientar que o tecido das poltronas e carpetes da aeronave já são, por padrão, revestidos de um material não inflamável, que restringe a propagação de chamas.

Confira as datas, horários e voos que transportarão a Chama Olímpica:

11/06 – Voo: JJ9330 – Teresina (07h45) /Palmas (09h45);
12/06 – Voo: JJ9331 – Palmas (06h45) / São Luiz (08h55);
14/06 – Voo: JJ9332 – São Luiz (09h25) / Imperatriz (10h30);
15/06 – Voo: JJ9333 – Imperatriz (08h45) / Belém (09h45);
16/06 – Voo: JJ9334 – Belém (10h00) / Macapá (10h50);
17/06 – Voo: JJ9335 – Macapá (09h00) / Santarém (10h15);
18/06 – Voo: JJ9336 – Santarém (09h55) / Boa Vista (10h45);
19/06 – Voo: JJ9337 – Boa Vista (07h10) / Manaus (08h30);
21/06 – Voo: JJ9338 – Manaus (09h30) / Rio Branco (10h25);
22/06 – Voo: JJ9339 – Rio Branco (08h00) / Porto Velho (10h05);
23/06 – Voo: JJ9340 – Porto Velho (08h05) / Cuiabá (10h00);
24/06 – Voo: JJ9341 – Cuiabá (18h30) / Campo Grande (19h35).
** Horário de Brasília

O Revezamento

O Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016 começou em 3 de maio, em Brasília, e a LATAM Airlines Brasil teve o privilégio de trazer a chama diretamente de Genebra (Suíça) em voo especial, com atletas, jornalistas, membros do Comitê Rio 2016 e executivos da companhia. A aeronave foi escoltada por dois caças da Força Aérea Brasileira (FAB) na chegada ao aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek.
O tour da tocha percorrerá mais de 300 cidades brasileiras, por terra, ar e água, durante 95 dias. O fim do tour será a cerimônia que acende a pira no estádio do Maracanã, em 5 de agosto de 2016.

NOVA PARCERIA ABAV

sexta-feira, 10 de junho de 2016

Prefeitura reabre o Zoológico Municipal Sargento Prata

O zoológico recebeu um intenso trabalho de adequação à legislação e às orientações de cuidado e manejo dos animais.

O equipamento tem 140 animais de 40 espécies. A visitação é aberta ao público e gratuita de terça-feira a domingo, das 9 às 16 horas. O zoológico fica na Rua Prudente Brasil, 685, no bairro Passaré

REFLEXÕES...

ENTRE ASPAS...

Entre o novo e o antigo. Entre o bom e o ruim. Entre o bonito e o feio. Entre a alto e o baixo. Entre o gordo e o magro. Entre a verdade e a mentira. Entre o perto e o longe. Entre o branco e o preto. Entre a alegria e a tristeza. Entre Deus e o demônio. 

São as aspas que abrem e fecham no relato da distância do conveniente, as vezes pouco aceitável e outras bastante pontuados, nas reticências que a vida vai deixando mundo afora, são muitas exclamações, diante de tantas interrogações, enchendo de fé, eliminado assim, as aspas, tornando as nossas próprias experiências na realidade e ponto final.
Amém.

quinta-feira, 9 de junho de 2016

MTUR

Ministro Henrique Alves busca recursos para o Turismo

Em audiência com o ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, Henrique Eduardo Alves pede apoio para a promoção dos destinos brasileiros na Olimpíada.


Os ministros do Turismo, Henrique Eduardo Alves, e do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Dyogo Oliveira, discutiram, em Brasília, uma estratégia para ampliar o ganho do Brasil com a Olimpíada e Paralimpíada. O turismo foi apontado como o principal legado para os jogos. “Mas para desenvolvermos todo o nosso potencial, precisamos promover os nossos atrativos, mostrar o que temos de melhor para os quase 5 bilhões de espectadores que vão nos assistir e gerar nos visitantes estrangeiros a vontade de voltar ao nosso país”, comentou Henrique Eduardo Alves.


Para ele o reforço no orçamento do Ministério do Turismo e da Embratur, autarquia responsável pela promoção internacional, é fundamental para o Brasil aproveitar a oportunidade e conseguir divulgar adequadamente os destinos. O ministro do Planejamento determinou que a equipe técnica da pasta ministerial buscasse soluções viáveis para, mesmo diante do atual cenário de restrições, atender à demanda.
Entre as ações do Ministério do Turismo para os jogos olímpicos e paraolímpicos estão em destaque a realização da Casa Brasil, um espaço a ser montado no Píer Mauá, no Boulevard Olímpico, para divulgar a cultura e os atrativos nacionais. O local ficará aberto ao público de agosto a setembro com uma programação ampla e variada que está sendo fechada pelo governo federal. Além do MTur, participam da organização da Casa o Ministério da Cultura e a Apex. “Os jogos são do Brasil e os ganhos devem ser de todo o país também”, afirmou o ministro do Turismo.

AVIAÇÃO...

Avianca Brasil recebe nova certificação IOSA da
Associação Internacional de Transporte Aéreo

Auditoria externa reconhece o alto padrão de
segurança operacional da companhia brasileira

A Avianca Brasil, membro da aliança global Star Alliance, recebeu pela quarta vez consecutiva a certificação IOSA (IATA Operational Safety Audit), emitida pela Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), entidade setorial que representa cerca de 260 empresas de aviação e 83% do tráfego aéreo mundial. O programa de auditoria ao qual a companhia brasileira foi submetida é reconhecido como o padrão global no setor para avaliação do gerenciamento da segurança operacional e controles internos.

“Conquistamos mais esse atestado de excelência operacional da Avianca Brasil graças ao empenho, dedicação e trabalho coletivo dos nossos mais de 4 mil colaboradores. A recertificação IOSA reforça para todos os nossos públicos que a segurança de nossos serviços é tratada como prioridade absoluta e está em linha com as melhores práticas e padrões em vigor na aviação mundial”, destacou Frederico Pedreira, presidente da companhia.

Durante a auditoria, consultores indicados pela IATA visitaram as instalações da Avianca Brasil, avaliando os processos e o trabalho de áreas como operações, aeroportos, manutenção, tripulações e cargas. No total, mais de 950 itens foram auditados.

A obtenção do certificado da auditoria da IATA é importante na aviação comercial por uma série de razões. Além de atestar alto nível de segurança de uma empresa aérea, serve de quesito essencial para a exploração de determinadas oportunidades comerciais, como a assinatura de acordos de compartilhamento de voos. É o caso da Avianca Brasil, que faz parte da Star Alliance e possui contratos vigentes de code-share com companhias importantes: Air Canada, Air Europa, Avianca, Ethiopian Airlines, South African Airways e Turkish Airlines.


REFLEXÕES...

PONTO DE PARTIDA...
Ao nascer, recebemos a palmadinha do choro, para depois sorrir ao contento. Sendo assim, deixamos lá no ponto de partida, armazenado em uma gaveta com chave, as rejeições, o egoísmo, o fanatismo, a inveja, a ansiedade, enfim, a maledicência humana. 
Elevando com louvor, a auto estima, a simpatia, a solidariedade pelos semelhantes e o compromisso de fé com Deus nosso supremo.
Desta forma, fortalece o caminho do sucesso que se sucede sem cessar no âmbito pessoal e profissional.
 Amém.

PENSAMENTOS

NAS NUVENS,

Não somos anjos, então, não temos asas, mesmo assim, nas nuvens sempre queremos estar pela sensação de liberdade, mesmo presos ao cinto, que se diz de segurança em uma voadora águia de aço, uma criação da mente humana, dotada de idéias e de aventuras, que transformou o ato de voar, em um dos mais importantes inventos da humanidade. 
Atrelou ao poder do conhecimento da rosa dos ventos, permitindo está em pouco tempo, aos quatro ventos, mundo afora. Com fé em Deus, acreditando sem medo, sem fobia nenhuma, driblando às ameaças do cotidiano, vivendo de bem com a vida, livres da maledicência e contemplando a existência até sair do prazo da validade. 
Amém.

quarta-feira, 8 de junho de 2016

RH...

CONCIERGE...


Atende hóspedes na prestação de informações e controla entrada e saída dos clientes. 


Presta apoio aos hóspedes na compra de passeios e aluguel de carros, orienta sobre indicações e reservas de restaurantes e atividades turísticas.

HOTELARIA

DICA SKAL...

Política

Hotel incentivado pelo Governo é eleito melhor do Brasil em satisfação do cliente.


Empreendimento recebeu incentivos fiscais, por meio do Programa de Desenvolvimento Integrado do Estado de Alagoas.

Texto de Morena Melo

A chegada do Ibis em Arapiraca agregou à cidade mais estrutura para integrar o roteiro dos destinos de turismo de negócios e eventos. A lógica é simples: com mais infraestrutura na rede hoteleira, o município se projeta neste exigente segmento turístico.
Neste contexto, o Governo do Estado concedeu ao Hotel Ibis incentivos fiscais para sua instalação no Agreste alagoano. Inaugurado há sete meses, o hotel acaba de conquistar o título de melhor do Brasil no quesito satisfação dos clientes, de acordo com uma pesquisa realizada pelo site Trustyou the Standar for Reputation.
"O hotel é o primeiro com padrão internacional do interior do Estado de Alagoas. Isso projeta Arapiraca para o exigente segmento do turismo de negócios, que é um importante vetor para dinamização da economia daquela região", explicou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Helder Lima.
O empreendimento é responsável pela geração de aproximadamente cem empregos diretos e indiretos.

REFLEXÃO...

ORAÇÃO DO DESPERTAR...


Obrigada Pai Celestial, por mais um dia de vida nesta concorrida trajetória.
Sabemos que durante a noite toda, tivemos lindos sonhos e rápidos pesadelos !
Com certeza, o Senhor Deus nos protegeu, fez palpitar o coração, movimentou os pulmões e que circulasse o sangue por todo nosso corpo, o Senhor é o médico dos médicos.
Este sistema é regido dia e noite pela lei espiritual divina, sem exagero da preocupação humana.
Caso aconteça algo errado, é de total responsabilidade nossa, por não ter sabido conservar o presente maior, a vida.
Somos desobedientes, Senhor tende piedade da desordem que praticamos.
Amém.

REFLEXÃO..

VIVER EM GRUPO...


Uma das maiores dificuldades do Ser Humano é viver em grupo, mesmo não conseguindo viver fora dele, solitário jamais, o isolamento amofina.

Agora, os sentimentos solidariedade, paz, ética, amor, respeito pelo metro quadrado do semelhante e fé em Deus, alicerçam a sobrevivência dos grupos sociais. 
Assim, o Senhor levantará os grandes líderes das comunidades, esperando que os escolhidos tenham sapiência de conduzir com maestria a confiança depositada.
É importante cumprir as normas de conduta em grupo.
Prosseguindo no avante.
Amém.

terça-feira, 7 de junho de 2016

COMTUR

Mas, se o Prefeito não dá bola para o COMTUR. E daí?

O perigo da autofagia e a oportunidade de cooperar para competir, e seguir em frente. A pauta hoje é o vácuo institucional e a Política de Turismo no Município.
Se isto acontece na sua Cidade,  a pergunta primordial é: Será que o Turismo realmente faz parte dos planos do Prefeito? Mesmo que sim, olhe os fatos mensuráveis do crescimento (ou não) do turismo. Vale lembrar, que justificar maus resultados com falta de recursos, agride-me o saber do jargão “falta de vontade política”. E vale ressaltar que ainda estamos no era doprefeitismo.
Na mesma proporção, é necessário entender também como se dão os desdobramentos do COMTUR. É importante deixar claro à sociedade e aos seus membros de que ele não é uma entidade executiva, e sim deliberativa e/ou consultiva. E mesmo acontecendo com certa regularidade, não necessariamente as reuniões são produtivas. Procure ver se as ideias debatidas não morrem no momento da redação da Ata. Já vi muitas reuniões com faiscadasdiscussões e exorcizadas pautas, dando a impressão quase que real do “agora vai“. Pois é, quase. Ao final, as pessoas saem do sala da mesma forma que um torcedor sai do estádio após o apito final. Fluem-se endorfinas. “Mas, quem mesmo ficou responsável pelo que? Alguém lembra?” 
O próprio Executivo tem uma certa dificuldade em medir o impacto que por exemplo, um evento tem na economia local. Sem saber muito com que está lidando e sem informação, o Estado não acompanha as necessidades do dinâmico mercado turístico e está chegando atrasado. Perde e se perde como referência de turismo no município. Destinos famosos e já consolidados estão passando por isso, e sofrem com a disritmia estatal. E nesta penumbra sobra para as entidades.
O problema é que a falta da mão do Estado forte traz o vácuo institucional, e abre brechas para que processos autofágicos entre empresários e entidades ocorram e se propaguem. Isto acontece com mais frequência do que se imagina. Sem rumo e paradoxalmente, no ímpeto em fazer qualquer coisa pelo turismo municipal, ações pontuais são realizadas. Mesmo que sejam feitas com resultados positivos e com toda boa intenção do mundo, podem estar sendo interpretadas como uma tentativa de assumir o protagonismo deixado pelo “não dar bola”. Se não há um acordo prévio, torna-se comum ver divisões ao invés de ajuda mútua. Disputas ao invés da cooperação, chegando ao ponto de ir para o pessoal.
O fato do Estado ser ausente não justifica a autofagia. E este processo aliás, acaba por fazer um favor. O Estado encontra nele a justificativa para o seu  próprio distanciamento, na medida em que estas disputas viram ruído, e este vira vespeiro. E nele ninguém quer colocar a mão. Ao invés de buscar somente o Prefeito ideal, priorise a articulação e um acordo ideal entre as entidades. É nesta base que se alicerça e se constrói um turismo municipal forte, até para pressionar o Executivo para que cumpra seu papel (mesmo que seja necessário dizer a ele o que isto significa). Se isto acontece na sua Cidade, experimente mudar o foco.
Eduardo Mielke, Dr.
Desenvolvimento Turístico Responsável
Sistema Municipal Turístico -SIMTUR
Gestão Pública Inteligente.

AVIAÇÃO : Encolhimento das Frotas

Azul ainda pode tirar mais 8 aviões da frota, diz presidente.

Azul ainda pode tirar mais 8 aviões da frota, diz presidente

A Azul Linhas Aéreas Brasileiras, terceira maior empresa do setor no Brasil em número de passageiros, continua buscando reduzir capacidade diante da mais baixa demanda por viagens aéreas em quatro anos.
A empresa aérea tem espaço para eliminar mais oito aviões além dos 20 que cortou desde novembro passado, disse o presidente da empresa, Antonoaldo Neves, em entrevista.
Além disso, a chinesa HNA Group, maior acionista da Azul, concordou em ficar com dois Airbus A350 cuja entrega estava prevista para 2018, disse Neves.
Empresas áreas como a Latam Airlines e a Gol Linhas Aéreas Inteligentes vêm reduzindo sua capacidade no Brasil em meio a dois anos de recessão na maior economia da América Latina. A demanda por viagens aéreas atingiu o menor patamar desde 2012 após cair pelo nono mês consecutivo em abril, segundo dados da Associação Brasileira das Empresas Aéreas, a Abear.
“O setor hoje não está saudável. O setor está doente. Está diminuindo de tamanho e não é só por causa da crise. É que chegou num limite de rentabilidade”, disse Neves, na sede da Azul, em Barueri, São Paulo.
Encolhimento das frotas
A frota atual da empresa é de 123 aeronaves. Desde novembro, 17 aviões foram enviados à portuguesa TAP, na qual a Azul é acionista minoritária. Entre eles havia um Airbus A330, seis aviões turboélice ATR 72-600 e 11 jatos Embraer 190.
Além disso, a Azul devolveu três aviões a arrendadores após o fim dos contratos de leasing. A empresa deverá receber dois jatos Airbus A320neo neste ano, dois aviões A350 no ano que vem e mais outro A350 em 2018.
A Gol está reduzindo sua frota em 25 aviões Boeing 737. A Latam procura diminuir seus ativos em US$ 2 bilhões a US$ 3 bilhões até 2018 reduzindo os compromissos de entregas de aeronaves, vendendo parte de sua frota e deixando de renovar alguns aluguéis, segundo comunicado da empresa de 11 de maio que não revelou quantos aviões poderiam ser eliminados da frota.
“Além da retomada do crescimento, são necessárias mudanças na regulamentação para que os investimentos voltem”, disse Neves. (Bloomberg)

PENSAMENTOS...

CARIDADE FRATERNAL...

O relógio biológico é atrelado no coração de todo ser vivo.


No corre, corre do tic tac são rápidos os segundos, os minutos e as horas, não podemos parar! Mesmo assim, devemos conservar a saúde material e espiritual na qualidade de vida.

Não devemos esquecer a caridade, servir antes de pensar em si.

Na material forneça alimento, para quem tem fome e sede, agasalhando do frio. Já na espiritual, que não deixa de ser fraternal, requer muita oração para evolução.

O Senhor Deus afirma que a caridade é a mão amiga, não negue jamais, lembre do giro no próprio eixo da vida.

Amém.

PENSAMENTO

CREDO FORTE...

Credo forte, credo forte, credo da vida! Com a força divina do credo forte limpamos o caminho para percorrer a vida.

O credo forte afasta os espíritos obsessores que nos circundam dia e noite, noite e dia.

O Senhor nos blindou de proteção sagrada, tudo com certeza vai melhorar, tanto no âmbito pessoal como o profissional.

Apenas temos que ter perseverança, insistir e nunca desistir.

Tenhamos fé.

Amém.

segunda-feira, 6 de junho de 2016

EVENTOS : ABRAJET

Prioridade para o turismo é destaque do Congresso Nacional da Abrajet


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Abertura oficial do Congresso no Mendes Convention Center, em Santos
SANTOS – A Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet) realizou do dia 31 até o dia 2 de junho o 33º Congresso Nacional da Abrajet. Este ano, o evento foi realizado na Costa da Mata Atlântica, em Santos (SP) e reuniu cerca de 130 jornalistas de diversos estados brasileiros e países da América do Sul. O Brasilturis Jornal foi mídia partner do congresso, considerado o maior da América Latina e um dos maiores do mundo.
“Este encontro interessa a todos, pois precisamos da divulgação do turismo a favor do desenvolvimento social e econômico do País e, para isso, a atuação de jornalistas especializados é fundamental. E é necessário ter uma entidade séria, como a Abrajet, para representar o setor”, destacou Márcio Santiago, presidente da Confederação Brasileira de CVBx.
Durante os três dias de congresso, os jornalistas especialistas em turismo participaram de debates sobre temas atuais, palestras sobre destinos e atrações turísticas, votações para diretoria e melhorias para a entidade, além de conhecerem um pouco mais sobre as nove cidades que fazem parte da Costa da Mata Atlântica.
“Brigamos a favor do turismo, pois sabemos que é um setor que só traz benefícios: divisas para a economia, geração de emprego, desenvolvimento dos destinos. Precisamos dos governantes trabalhando mais pela conscientização de uma indústria limpa. Falta apoio do Ministério do Turismo; o ex-ministro Vinícius Lages foi o único que prestou atenção nos jornalistas de turismo e incentivou a Abrajet”, afirmou Miriam Petrone, presidente da Abrajet Nacional e Abrajet-SP. “Para nós, todas as mídias são importantes, formadoras de opinião e devem ser respeitadas”, completou.
“A Abrajet reúne com qualidade jornalistas do Brasil todo que fazem a diferença. As mudanças só acontecem se alguém se propuser a realizá-las. Sabemos que a imprensa tem poder e o trabalho da Miriam Petrone tem feito a diferença por todo o Brasil”, pontuou Célia Leão, deputada estadual e coordenadora da Frente Parlamentar de Apoio ao Turismo.
Em 2017, a Abrajet comemora os 60 anos da entidade e o estado de Sergipe é candidato para sediar seu 34º Congresso Nacional.

Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil

FOHB E AVIANCA BRASIL FIRMAM PARCERIA.

FOHB e Avianca Brasil firmam parceria
Manuel Gama, presidente do FOHB e da rede Travel Inn
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O FOHB – Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil – e a Avianca Brasil anunciamparceria para o ano de 2016. Como a transportadora oficial, a companhia será responsável pelos deslocamentos dos representantes da entidade nos compromissos setoriais em Brasília e nos eventos comerciais pelo Brasil. A companhia oferecerá ainda planos de descontos aos associados do fórum, agências e gestores de viagens para participarem dos Workshops FOHB.
“Para o FOHB, é importante contar com a parceria de uma empresa aérea renomada em nosso trabalho de desenvolver as atividades turísticas e hoteleiras. Esta também é uma preocupação da Avianca Brasil que apoiará a realização dos nossos workshops em diversas partes do país”, afirma Manuel Gama, Presidente do FOHB e da rede Travel Inn.
No Workshop de negócios do FOHB, realizado em Curitiba durante o mês de maio, a Avianca Brasil disponibilizou uma passagem com acompanhante para ser sorteada entre os clientes das redes associadas, ou seja, agências, operadoras e gestores de viagens da região. Os próximos eventos, a serem realizados em Brasília (junho) e no Rio de Janeiro (outubro), também terão este benefício.
Organizados pelo FOHB, os workshops têm o intuito de promover a atividade hoteleira no mercado. Por meio de rodadas de negócios, os representantes comerciais apresentam os serviços das 27 redes associadas à entidade para as agências, operadoras e gestores de viagens. O encontro é itinerante e já passou por cidades como São Paulo, Belo Horizonte e Curitiba.

Potencial Turístico

Dirigentes do The Most Beautiful Bays in the World Club avaliam potencial da  Baía de Todos-os-Santos.


 Representantes se mostraram impressionados com a maior baía tropical do mundo, que deve receber a chancela do clube até julho próximo.

Depois de três dias em Salvador, onde mantiveram audiência com os secretários estadual e municipal de Turismo, os dirigentes do Clube das Mais Belas Baías do Mundo (The Most Beautiful Bays in the World - TMBBW Club) percorreram a Baía de Todos-os-Santos (BTS), que deve receber a chancela da entidade sediada em Paris até a primeira quinzena de julho. Michel Bujold, que assume a presidência da TMBBW Club na próxima gestão, em 2019, e Enique Litman, vice-presidente da TMBBW para a América, vieram até Salvador para vistoriar a BTS, último estágio para ser aceita definitivamente no TMBBW Club.

“Estamos impressionados com o que vimos. Com toda a organização da nossa visita, a questão cultural no entorno da Baía de Todos-os-Santos. Sem dúvida, a Baía tem todo potencial para ser confirmada no clube”, afirmou Bujold. Já Litman chamou a atenção para o entrosamento entre o poder público e a sociedade para colocar a Baía de Todos-os-Santos no clube e o trabalho de preservação ambiental nela realizado.  


Os dirigentes do TMBBW Club conheceram as ações previstas no Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur Nacional), que prevê investimentos de US$ 84,7 milhões na promoção do turismo náutico, de forma integrada ao segmento cultural e que vão beneficiar 17 municípios situados no entorno da Baía de Todos-os-Santos, além de Salvador. “Existe um potencial em infraestrutura e divulgação da Baía de Todos-os-Santos que não está sendo explorada e a entrada no TMBBW Club vai possibilitar troca de informações e apoio internacional nessa divulgação”, destacou Michel Bujold, presidente eleito para a próxima gestão do TMBBW Club.  

“A confirmação da Baia de Todos-os-Santos no Clube das Mais Belas Baías do Mundo vai significar uma maior visibilidade e perspectiva de atração de investimentos privados, o que vai possibilitar uma melhor infraestrutura para baianos e turistas”, frisa Érico Mendonça, que comanda a Secretaria de Cultura e Turismo de Salvador (Secult).   

O vice-presidente da Salvador Destination, Roberto Duran, que acompanhou os dirigentes do TMBBW Club durante toda a visita a Salvador, no período de 1º a 4 de junho,  se mostrou bastante satisfeito com o resultado do encontro. “Fazer parte do Clube é importante não apenas pela divulgação internacional,  mas porque a inclusão desencadeia uma série de ações de desenvolvimento e sustentabilidade na BTS”, frisa, destacando que o trabalho agora se volta para a confirmação oficial da Baia de Todos-os-Santos como a capital da Amazônia Azul, zona econômica exclusiva (ZEE) do Brasil. A Baía de Todos-os-Santos é a maior baia tropical do mundo e a segunda em dimensão, com mais de 1,2 mil km² de extensão.

Pensamento..

SOMOS DESCONHECIDOS...

Realmente somos desconhecidos de nós mesmos! 
Muitas vezes somos forjados por sangue, suor e lágrimas, mesmo assim, continuamos desconhecidos. Estamos perdidos no meio da multidão, gritando que ninguém é de ninguém, ninguém responde, ninguém escuta, ninguém respeita as opiniões alheias, vivemos cruelmente sem perdão, com uma guilhotina a cada mão.
Assim, estamos atrapalhados no meio da multidão, levando cutucadas em vão, somente o Senhor Deus para a salvação, tenhamos fé ardente. Atenção, depois da flecha lançada, a palavra pronunciada, as oportunidades se vão e continuamos perdidos, desconhecidos no meio da multidão.
 Fica o aviso, para mim, você e todos nós mundo afora.
 Amém.

domingo, 5 de junho de 2016

FEIRAS & EVENTOS

BRASIL NÃO É MAIS TOP TEN NO RANKING DA ICCA...

Brasil não é mais TOP TEN no Ranking da ICCA

Antes de enaltecer nossas belezas e virtudes é preciso investir em uma comunicação pública uníssona, transparente, mobilizadora e persuasiva ( Foto: arquivo DT )

O país com 292 eventos internacionais registrados no Ranking da ICCA – International Congress Convention Association, passou a ocupar em 2015 o 11º lugar entre os países / destinos que recebem eventos internacionais.
Nas primeiras posições estão os Estados Unidos em primeiro lugar com 925 eventos, seguido da Alemanha (667), Inglaterra (582), Espanha (572), França (522), Itália (504), Japão (355), China (333), Holanda (333) e Canadá (308).
Depois de vários anos entre os 10 primeiros países, o Brasil segue atrás desse grupo, com 292 eventos, contabilizando cerca de 16 eventos abaixo do Canadá, que completa o grupo dos Top Ten.
E no ranking das cidades com maior número de eventos, São Paulo e Rio de Janeiro que disputam a hegemonia no Brasil, não conseguiram estar entre as 20 com maior número de eventos.Berlim lidera esse ranking das cidades com 195 eventos e Beijing e Budapeste fecham as 20 com 95 eventos.
"Antes de enaltecer nossas belezas e virtudes é preciso investir em uma comunicação pública uníssona, transparente, mobilizadora e persuasiva."
Hoje com todo o noticiário nacional e internacional referendando as instabilidades econômicas, políticas e sociais vivenciadas pela nação, sua imagem que já não era tão favoravelmente positiva, na mente da população mundial, deteriorou-se, tornou-se ainda mais vulnerável, ampliando estereótipo no imaginário coletivo internacional.
Essa colocação na edição da ICCA 2015 é um reflexo desse ciclo, que já se arrasta há alguns anos e que parametriza dificuldades, cujas consequências tendem a ser avassaladoras no contexto de um mundo que vive, respira e aspira imagens e símbolos referenciais.
Investir em promoção de imagem internacional agora é totalmente inadequado e nada sagaz.
Antes de enaltecer nossas belezas e virtudes é preciso investir em uma comunicação pública uníssona, transparente, mobilizadora e persuasiva.
A abordagem deve ser focada em uma gestão de crise e que já deveria ter toda uma concepção de um vasto e estratégico plano de ações, repleto de iniciativas informativas, formativas e apaziguadoras.
É isso é para ontem…caso contrário os prejuízos serão latentes e seu efeito culminará em uma repulsa objetiva do país como destino sede de eventos e para o turismo de lazer.
E mais. Essa queda nos fará retroceder a níveis elementares do desenvolvimento turístico nacional.
Fica então mais um alerta: progredir sempre, estagnar às vezes, retroceder jamais. Vamos ao trabalho, com foco e determinação!
  • Andrea Nakane é professora, empreendedora e diretora do Mestres da Hospitalidade

Políticas Públicas

O Horror da Trilogia do Mais do Mesmo do Turismo.

Até quando ?

O Horror da Trilogia do Mais do Mesmo do Turismo. Até quando?
Esta história que vou contar agora reflete muito mais do que o panorama do Turismo nos Municípios, mas algo mais preocupante: O nível da percepção sobre a atividade e sua política.  E esta, é a pauta de hoje.
Sempre que faço um trabalho para verificar as chances que o turismo tem de se desenvolver em uma cidade, é sempre a mesma trilogia. Mesmo que seja recorrente, me chamou a atenção de como a Atividade é entendida. Sua Dinâmica, Necessidades, Condições e Função dentro da Economia Municipal.  Prefeitos e Secretários e Empresários de cidades pequenas ou grandes são muito parecidos neste aspecto. E esta preocupação se justifica pois impacta em cheio, das ações mais simples às mais complexas ao desenvolvimento do Turismo com o mínimo de base.
Ao conversar com as pessoas sobre possibilidades, vem logo a primeira da sequência. A clássica: “A minha cidade tem grande potencial para o turismo”.  Elas a partir daí, sustentam isso com muito fervor e propriedade (no sentido restrito). Discorrem longamente sobre os Atrativos Naturais e Culturais. Dão detalhes sugerindo até obras e intervenções que beiram o faraônico. Não as culpo, muito pelo contrário. Na realidade só expressam o quanto querem ter o melhor para sua cidade. Muitos deles acabaram de chegar da Disney ou Barcelona e tem a plena certeza que podem fazer o mesmo onde vivem. E por que não?
Em seguida vem o tradicional: “Mas, este potencial não é explorado”. Também ultra clássica, ela é dita acompanhada de uma certa melancolia temperada com um ar de indignação do tipo “se eu fosse prefeito faria tal coisa”. Normalmente, esta vem junto com a também corriqueira “o povo daqui não dá valor”, que por sinal traz à Luz de como o Patrimônio Material e principalmente Imaterial são percebidos como Instrumento de Experiência Turística.
Quando mesmo que iremos começar falar seriamente sobre turismo como instrumento de desenvolvimento econômico no seu município?
Por fim, e para fechar a trilogia, vem o mais do mais do mesmo de sempre: “Falta divulgação”. Em outras palavras, faz-se uma ligação direta do próspero potencial à falta de propaganda.  Como se esta última ponta fosse a solução para todos os problemas do Turismo Municipal. Por esta lógica, com o “Marketing” (onde aliás, há um péssimo entendimento do que isto quer dizer) o Potencial Turístico seria explorado com a vinda de turistas que visitariam a minha cidade, trazendo “Dinheiro Novo”. Simples assim. Até romântico, não é mesmo?
Um horror. E tem ainda, em pleno 2016 Instituições que ainda vivem de Projetos de Sensibilização da Importância do Turismo. Um penta horror. Passo mau. De novo, seguimos o mais do mesmo. Meio enjoado, me pergunto: Quando mesmo que iremos começar falar seriamente sobre Turismo como Instrumento de Desenvolvimento Econômico no seu Município ?
Este cenário muito me preocupa na medida que é uma realidade anterior do mínimo que se espera de um Dirigente de Turismo. Os argumentos característicos do senso comum sobre Turismo já deveria ter ficado em 2006. Mesmo porque são contraditórios ao fato de que há hoje exemplos e técnicas disponíveis de cidades brasileiras (e Sul-Americanas) que prosperaram com o Turismo como Pilar da Economia do Município. Eu as estudei todas. E todas sem saber umas das outras seguiram os mesmos passos, que aqueles que escrevo nos posts da Coluna do DIÁRIO DO TURISMO. Pense nisso.
Dúvidas, esclarecimentos ?
Escreva para :
Eduardo Mielke, Dr.
Desenvolvimento Turístico Responsável
Sistema Municipal Turístico -SIMTUR
Gestão Pública Inteligente.

HOTÉIS & RESORTS

Mr. Alejandro Irazabal, do Sheraton Barra:

É preciso mais investimento em qualificação de mão-de-obra.

A entrevista desta sexta-feira no DIÁRIO é com o gerente geral do Sheraton Barra da Tijuca, Alejandro Irazabal.  Graduado em Hotelaria pela Escola Superior de Hotelaria del Uruguay e MBA em hospitalidade pela ESSEC em Evry, França, Alejandro começou sua vida profissional nas redes independentes no Uruguai, Hyatt Regency Santiago do Chile e desde 2003 está no Brasil. Em nosso país, começou profissionalmente no  Intercontinental São Conrado, em 2005, além de ter sido colaborador da Rede Accor em Brasilia e no Rio de Janeiro.  Nesta entrevista, Alejandro fala sobre o Sheraton Barra, marca que comemora seu retorno à Barra da Tijuca.
Entrevista completa no site do DiáriodoTurismo : www.diariodoturismo.com.br