quarta-feira, 20 de julho de 2016

Road Show Encantos Mil chega a Fortaleza....



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 SECRETARIA DE IMPRENSA

Road Show Encantos Mil chega a São Luís e Fortaleza
Promoção turística da Prefeitura do Recife, realizada pela Secretaria de Turismo e Lazer, tem como objetivo conquistar turistas de estados vizinhos

Os atrativos recifenses desembarcam em São Luís, no Maranhão, nesta quarta-feira (20), e em Fortaleza, no Ceará, nesta quinta-feira (21). Realizado pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, o road show Encantos Mil tem como proposta divulgar o Recife como destino turístico pelo nordeste e já passou por Petrolina (PE), Maceió (AL), Aracajú (SE) e Salvador (BA).

O road show é dividido em duas etapas com foco em agentes de viagem e operadores de turismo. Durante o evento, é realizada uma apresentação interativa e descontraída da cidade, suas belezas, serviços e atrativos, conduzida pela bailarina Josy Caxiado e pelo ator Adriano Cabral, e termina com uma rodada de negócios, entre hoteleiros recifenses e o trade de cada destino.

Além dos representantes da Secretaria de Turismo e Lazer, da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Pernambuco (ABIH-PE) e do Convention & Visitors Bureau, a comitiva recifense é composta por representantes de 17 hotéis.

O road show é uma iniciativa do poder público de investimento na promoção do Recife no próprio Nordeste, uma estratégia para driblar a crise e conquistar turistas de estados vizinhos. O foco do evento é mostrar a estrutura da cidade como destino de lazer, com praia, museus novos e inovadores, como o Paço do Frevo e o Cais do Sertão, ricas manifestações culturais, além de projetos públicos que transformas ruas e parques em atrativos imperdíveis.

Cada representante do trade cria suas estratégias para conquistar novos turistas, que vão de descontos a pacotes exclusivos. Entre os hotéis e grupos hoteleiros que estão representados no road show estão: os  Accor e Nobile, Transamérica Beach Class Internacional, Courtyard by Marriott Recife, Golden Tulip Recife Palace e o Best Western Manibu Recife.

Os próximos destinos do road show são Campina Grande (PB), João Pessoa (PB) e Natal (RN), na próxima semana.

Serviço
São Luís (MA)
Dia: 20/07 (quarta-feira)
Local: Nobile Inn São Luís - Renascença
Horário: 18h30 às 21h30

Fortaleza (CE)
Dia: 21/07 (quinta-feira)
Local: Churrascaria Sal e Brasa Gold - Meireles
Horário: 19h às 21h30

COMTUR e Associação de Turismo da sua Cidade: política de boa vizinhança ou disputa de poder ?

COMTUR e Associação de Turismo da sua Cidade: política de boa vizinhança ou disputa de poder?
Nem uma nem outra. Política da boa vizinhança é o mesmo que “você não me liga, e eu também não te procuro”. Ou para o desenvolvimento do turismo, representa a política do cada um no seu quadrado. E disputa de poder, parte da retórica do “nós contra eles”. A rigor, em ambos os casos, ocorrerá a omissão e a exclusão, ou ambos. Quem perde é a sua Cidade. Não andará para frente, porque perderá muito tempo olhando para trás.
Independente de como, por que ou quando cada entidade foi criada, o importante aqui é observar de forma mais sincera, o papel que cada uma desempenha dentro da Política de Turismo do Município. Uma cidade pode ter 10 associações ou uma. Isto, definitivamente pouco importa. A pergunta aqui é: Elas (ou ela) estão sendo um instrumento eficaz de melhoria dos indicadores de emprego e renda na sua Cidade, através da atividade turística? Pense nisso.
Uma cidade pode ter 10 associações ou uma. Isto, definitivamente pouco importa. A pergunta aqui é: Elas (ou ela) estão sendo um instrumento eficaz de melhoria dos indicadores de emprego e renda na sua Cidade, através da atividade turística? Pense nisso
Contudo, de nada vale tê-las, se elas não tem muito claro quais são os seus respectivos objetivos e limites. Esta penumbra acarreta sobreposição de funções e com o tempo, irão acabar por atuar dentro do limbo ou a reboque de outras. Os associados, por sua vez,  que muitas vezes participam de várias, também não saberão ao certo dizer também o que é de quem, nem o que eles mesmos fazem ali. Como resultado, sofrerão de uma doença cada vez mais comum: a Síndrome da Entidade Meia-Sola.
Almejando esclarecer isso, temos: Tecnicamente, é importante separarmos as responsabilidades. Os COMTURs são entidades tripartites que possuem quase que a única atribuição de ser o Fórum de discussão e debate sobre os rumos das políticas de turismo no município. Assuntos como Projetos de Lei de interesse do turismo, moções, Planejamento Plurianual ou Agendas legislativas com a Câmara de Vereadores ou Calendário de Eventos, são exemplos clássicos de pautas do conselho. Já as ações executivas e operacionais de mercado, devem ser missão exclusiva das associações de turismo, ao exemplo dos Convention Visitors Bureau, cuja função é captar negócios – eventos e turistas, através de ações promocionais em todos os níveis. (Em um post mais adiante explico a função da Secretaria de Turismo, ok?)
E politicamente, é vital separar tais funções por dois motivos. Primeiro, pois como os COMTURs ainda tem muito de poder público em sua estrutura.  Irão certamente sofrer com a dinâmica púbica, que é lenta frente às necessidades e as oportunidades do mercado. Mesmo porque, como citado, a agenda de trabalho é também outra. E segundo, é importante ter mais de uma entidade para desviar as atenções dentro do que chamo gestão sagaz da política do turismo municipal. Concentrar, nunca é recomendável. Lembre-se: O Prefeito irá dar uma negativa mais facilmente ao secretário municipal do que a um empresário. O secretario é um e os empresários são muitos, e dizer não para todos dá trabalho.
O Prefeito irá dar uma negativa mais facilmente ao secretário municipal do que a um empresário. O secretario é um e os empresários são muitos, e dizer não para todos dá trabalho.
Portanto, COMTUR e Associação de turismo seguem com responsabilidades e funções distintas, tendo porém, o mesmo conceito que defendo: Cooperar para Competir. E tudo isso se aplica dentro do jogo de interesses da própria política e politicagem do seu município, bem como fora dele, no âmbito institucional e mercadológico. Somar sempre, mas cada um no seu papel.
por Eduardo Mielke*